FILOSOFIA BON.
We are B O N. , a kind-to-skin and environmentally organic well-being shop.
Biológico, Orgânico e Natural, ponto final!
Representar e promover produtores e produtos da área da cosmética, com um verdadeiro Compromisso Ambiental.
De maior e menor dimensão, com processos mais automatizados ou artesanais e com diferentes capacidades de produção, todos têm o seu lugar nesta montra desde que enquadrados na nossa filosofia.
Uns registados em entidades reguladoras, outros também certificados em diversas categorias, outros ainda ambicionam fazê-lo.
Alguns não têm dimensão ou meios para o fazer.
Mas todos têm coisas em comum, são Artesãos, Criativos e Únicos.
Apresentamos ao púbico os diversos parceiros de uma forma esclarecida, com a informação correta e inequívoca de quem é quem e o que é o quê, de Portugal e do Mundo.
Não nos sobrepomos a entidades reguladoras ou certificadoras, mas mantemos uma relação esclarecida e transparente com os nossos fornecedores por forma apresentarmos os diversos produtos comercializados sob a égide da BON. com a informação correta e o seu enquadramento esclarecido de forma transparente!
Miguel Oliveiros, Owner ER6

Biological
A cosmética Biológica pressupõe uma solução que integre 100% de produtos de origem natural.
Quando se apresenta a necessidade de incluir outros aditivos, para além de não superarem os 5% da composição total do produto, deverão estes também ser o "mais natural" possível.
Para além disso têm que ser permitidos na industria alimentar e previamente testados.
Estamos a falar de produtos que poderão ser ingeridos ou estar em contacto com a pele.
Também tudo o que rodeia a manufatura e distribuição desta categoria de produtos deve orientar-se por boas práticas, ambientais, de sustentabilidade e "zero waste".
Deverão ser escolhidos, por exemplo nas embalagens e no transporte, o uso de materiais reciclados e biodegradáveis, a reutilização de embalagens, a economia e otimização do uso de energia e a redução de desperdícios.
Na BON. estas boas práticas no acondicionamento e distribuição dos produtos ou encomendas reflete-se diretamente na redução dos transportes para entregas e envios, razão pela qual apresentamos períodos de entrega mais dilatados, por exemplo, preferimos usar um transporte semanal para envios em detrimento de deslocações diárias.
Estre procedimento concorre para a minimização de emissão e criação de resíduos prejudiciais ao ambiente.
Assumimos uma prática de mínimos stocks para evitar ao máximo a estagnação dos produtos e apoiar os produtores também na minimização dos desperdícios e emissão de resíduos.

Organic
Apesar de Biológico e orgânico serem sinónimos, no meio é que está a virtude.
O produto Natural Biológico.
É aqui que se faz o enquadramento do que muitos apelidam de "Cosmética Biológica".
O conceito do biológico está originariamente relacionado com a atividade e produção agrícola, nomeadamente na sua forma de cultivo.
As expressões "Cosmética Biológica" ou "Cosmética Orgânica" ganham mais consistência , quando falamos de produtos que, para além de serem naturais, são criados e extraídos de uma forma sustentável, o que vulgarmente designamos pela abreviatura "bio".
Para um produto ser considerado orgânico este tem de ser livre de OGM (organismos geneticamente modificados), pesticidas e fertilizantes sintéticos, hormonas, antibióticos, fragrâncias artificiais, etc., etc.
Julgamos ter conseguido transmitir o que na verdade significa o pressuposto que têm que existir e coexistir na expressão "Cosmética Orgânica" ou na forma mais utilizada e conhecida, a
"Cosmética Biológica".
Existem ainda outras palavras "chave" da terminologia ambiental e da sustentabilidade:
O "Vegan", que pressupões que este tipo de produtos não incluem na sua formula partes de origem animal, nem mesmo os derivados. No entanto podem conter químicos ...; e
O "Cruelty-Free". Aqui apenas é garantido que as fórmulas não foram testada em animais, mas pode eventualmente não estar garantido que a fórmula final, embora não testada em animais, não contêm ingredientes cujas formulas estiveram sujeitas a esse tipo de testes, ou ainda, conter na sua fórmula partes de animais ou derivados.

Natural
Entendem-se como "Cosméticos Naturais" aqueles que usam um ingrediente de origem vegetal como ingrediente ativo ou principal, muitas vezes o ingrediente que está associado ao nome e marca.
Por si só "Cosmética Natural" não significa que estes produtos não contenham ingredientes sintéticos, como parabenos (conservantes) e outros derivados de petróleo ou cores e perfumes artificiais.
Qualquer ingrediente do mundo natural a que se junte outro tipo de produtos, derivados do petróleo ou produtos sintéticos, continua a ser um produto "natural",
Soa agradavelmente predispõe para uma aceitação ou identificação ao nível cognitivo e inconsciente de "É natural, é bom e faz bem à saúde.
Na prática está expressamente referido na embalagem ou descrição do produto, que é natural por usar um ingrediente ativo natural.
Os restantes ingredientes que compõem a formula destes produtos, podem ser mais ou menos naturais, mais ou menos "químicos", mas por si só o "Cosmético Natural" não garante a maios ou menor quantidade de produtos químicos que integram a sua fórmula.
É uma questão de semântica que cai "naturalmente" bem e de forma inofensiva mas que pode levar, os menos atentos, a uma opção de compra diferente daquela que tinha em mente.
Muitos destes produtos já identificam a percentagem mínima de ingredientes naturais, sendo já comum encontrar referencias entre 80% e 90%.
Neste tipo de produtos não é comum a utilização de materiais biodegradáveis e reciclados nas suas embalagens, embora existam indicações destas boas práticas na sua utilização.